Skip to content

FAQs

O que significa Full-Stack?

É um termo utilizado na área de desenvolvimento de software para descrever um profissional que possui conhecimentos tanto na programação do lado do cliente (front-end) como do lado do servidor (back-end) de uma aplicação web. 

Como me posso candidatar aos cursos?

A candidatura depende do tipo de curso que escolheres. No caso de ser um curso de iniciação, não existe um processo de candidatura, pelo que basta escolheres o curso de iniciação e inscreveres-te no curso de iniciação que melhor se adequa para ti.

Caso pretendas inscrever-te num curso intensivo, terás de passar pelo nosso processo de candidatura para os cursos intensivos e, caso sejas aceite, a tua inscrição fica validada.

A quem se destinam os cursos de tecnologia da Code for All_?
Os nossos cursos de tecnologia são destinados a todos! Temos cursos para todos os níveis de conhecimento e, por isso, basta que tenhas vontade de aprender.
É preciso ter experiência em programação?

Não. Tanto os nossos cursos de iniciação como os cursos intensivos são desenvolvidos para pessoas que não têm qualquer experiência a programar.

É preciso saber Matemática para aprender a programar?

Contrariamente ao que muitos pensam, não é necessário saberes Matemática para aprenderes a arte de programar.
A programação envolve principalmente lógica e resolução de problemas, em que muitos dos principais conceitos não dependem directamente de matemática complexa.

Venho de uma área de ciências humanísticas. Vai ser mais complicado para mim aprender a programar?

Não é necessariamente mais complicado para alguém com uma formação em ciências humanísticas aprender a programar. A capacidade de aprender programação não está ligada diretamente à formação académica anterior, mas sim à motivação, ao interesse e à dedicação.

O que é um bootcamp?

Um bootcamp de programação, muitas vezes chamado simplesmente bootcamp, é um curso intensivo que tem como objectivo aprender a programar num curto período de tempo. Este formato de cursos é orientado para pessoas que desejam começar a programar ou aprimorar as suas capacidades existentes de maneira rápida e eficiente. Aqui estão algumas características comuns de um bootcamp de programação:

Intensivo

Os bootcamps são geralmente de curta duração, variando de algumas semanas a alguns meses. Durante esse período, os participantes mergulham profundamente na aprendizagem da programação e trabalham em projectos práticos.

Foco prático

Os estudantes trabalham em projectos reais desde o início, o que os ajuda a desenvolver rapidamente a sua experiência prática em programação.

Aprendizagem rápida

Os bootcamps são desenvolvidos para proporcionar uma aprendizagem acelerada. Eles incluem longas horas de estudo e prática diárias, o que permite aos estudantes absorver rapidamente o conteúdo leccionado.

Professores especializados

Professores experientes e especializados em programação e desenvolvimento de software estão disponíveis ao longo do bootcamp, para te ajudar em todas as alturas.

Colocação no mercado de trabalho

Os nossos bootcamps têm programas de apoio à colocação no mercado de trabalho, em que a nossa equipa de Placement dá apoio aos participantes a encontrar empregos após a conclusão do bootcamp.

O que é o “Cheque-Formação + Digital”?

O "Cheque-Formação + Digital" é um novo apoio do Governo que visa apoiar e incentivar os trabalhadores a impulsionarem a sua formação no domínio digital. Esta medida oferece um apoio máximo de 750€ por profissional, durante um período de 12 meses.

Se estavas à espera para começar o teu curso de programação ou de tech na Code for All_, esta é a tua oportunidade de o fazeres com o apoio do IEFP.

Cheque-Formação + Digital: Qual o tipo de candidatos com maior prioridade?

Embora o Cheque-Formação + Digital se destine a qualquer pessoa que esteja empregada, será dada prioridade aos candidatos que:

  • Sejam participantes nos processos de transformação digital das empresas ou organizações do sector da economia social para a qual trabalham.
  • Disponham de baixo nível de conhecimentos digitais.
  • Estejam em risco de desemprego.
  • Sejam do género menos representado em determinada profissão.
Em que áreas de formação pode ser usado o Cheque-Formação + Digital?

A formação financiada pelo IEFP pode ser de diferentes áreas do mundo digital: Marketing Digital; Gestão de Redes Sociais; Comércio Digital; Cibersegurança; Análise de Dados; Programação; entre muitos outros.

Como posso candidatar-me ao Cheque-Formação + Digital?

A apresentação das candidaturas ao Cheque-Formação + Digital é efectuada no Portal Iefponline. Só terás de fazer o teu registo no Portal, caso ainda não o tenhas feito.

Quais são os documentos necessários para fazer a candidatura ao Cheque-Formação + Digital?

Para a candidatura ao Cheque-Formação + Digital do IEFP, vais precisar dos seguintes documentos:

  • Comprovativos de situação contributiva regularizada perante a Segurança Social e a Autoridade Tributária ou declaração de autorização de consulta dada ao IEFP, I.P.
  • Declaração sob compromisso de honra do candidato.
  • Memória justificativa da Acção de Formação.
  • Declaração da entidade formadora (acções por iniciar/iniciadas e não concluídas) ou declaração comprovativa de frequência da formação (acções iniciadas e concluídas).
  • Comprovativo de IBAN.
Cheque-Formação + Digital: Posso inscrever-me em várias formações?

Sim. Cada candidato pode apresentar candidaturas sequenciais, não simultâneas, pelo que deve aguardar pelo encerramento do processo anterior para submeter nova candidatura.

Pronto para entrar no mundo da tecnologia?

Esclarece todas as dúvidas sobre o processo de candidatura, o programa do curso ou quaisquer outras.